segunda-feira, 12 de março de 2012

" A lenda de Sissa": Leitura e Desenho animado

         
           No século IX, se escreveram na Arábia os primeiros livros sobre o xadrez, cujos autores foram: Al-Razí, Al-Sarajsí e Al-Adlí, este último escreveu “O livro do xadrez” onde se narra pela primeira vez, a célebre lenda dos grãos de trigo, que atribuem a invenção do xadrez a alguém chamado Sissa.

          Sissa inventou este jogo com o objetivo de agradar o rei e combater seu tédio, mostrando-lhe depois que um rei sem seu povo está morto, pois não tem poder nem valor. Através da movimentação da Dama, a peça com maior força ofensiva do jogo e com poder de ataque maior inclusive do que o do Rei, sendo que essa representa a força de um povo.

          O rei fascinado com o jogo, ofereceu a Sissa qualquer coisa que ele quisesse. Sissa decidiu dar ao rei uma lição de humildade, e pediu o seguinte: dois grão de trigo na pela primeira casa do tabuleiro, quatro grãos pela segunda, oito pela terceira, dezesseis pela quarta, e assim sucessivamente até completar as sessenta e quatro casas.

          O rei estranhou que alguém com tanta inteligência pediria algo aparentemente tão simples, ordenou que realizassem seu desejo. Em pouco tempo seu vizir lhe indicou que era impossível satisfazer a demanda, pois a quantidade de trigo que Sissa pedira era muitíssimo mais do que todos eles podiam chegar a ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário